sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Uma Amizade verdadeira




Na actualidade onde muitas pessoas tem perdido a essência do amor, do respeito ao próximo, será que é possível encontrar uma verdadeira amizade?


Nos dicionários temos como significado de amizade:
Sentimento de simpatia recíproca entre duas ou várias pessoas independente de um vínculo sexual ou de parentesco.
Uma espécie de semelhança entre pessoas, um ser que seguirei até o exílio, que defenderei com todas as minhas forças, é uma disposição permanente que decorre de uma escolha livre e recíproca.


Temos na bíblia um grande e lindo exemplo de amizade, a de Davi e Jônatas, relacionamento de fidelidade, união, reciprocidade, coragem, sei que todas essas qualidades de uma verdadeira amizade se repetem na vida de outras pessoas, voltando vamos conhecer mais um pouco sobre essa fantástica história de amizade na vida de Davi e Jônatas.

É maravilhoso que Davi e Jônatas formaram uma das maiores amizades na história! Havia diferenças entre os dois. Como o filho mais velho de Saul, Jônatas era o natural herdeiro do trono de Israel. Ele era uma soldado experiente com distinção pela sua coragem em batalha. Ele, provavelmente, fosse quinze anos mais velho que Davi.
Davi, por outro lado, era o filho mais novo de Jessé e era pastor de ovelhas na cidade de Belém. Quando Jônatas o encontrou pela primeira vez, Davi, provavelmente, fosse um jovem e parecia um pequeno menino de pastoreio. Embora tenha demonstrado que tinha um coração corajoso dum guerreiro quando venceu Golias, ele era, primeiramente, conhecido como um talentoso músico na corte do rei Saul.
Parece que há dois ingredientes básicos que formaram esse relacionamento inacreditável: (1) eles compartilharam uma fé comum e compromisso com Deus (2) eles amavam um ao outro incondicionalmente.
Contudo, a amizade deles foi posta em prova. Davi foi ungido pelo profeta Samuel para ser o sucessor de Saul como rei. Como resultado, Saul repetidas vezes, tentou matar Davi. Isso colocou Jônatas em disputa com seu pai. Ele se arriscou para proteger e encorajar a Davi, aquele que iria tomar seu lugar como futuro rei de Israel. Não é de admirar, por isso, que Davi tenha lamentado tão profundamente a morte precoce de Jônatas!


Se fosse você estivesse no lugar de Jônatas, perderia o trono para seu melhor amigo sem reclamar? enfrentaria seu pai ele estando errado par defender seu melhor amigo? você encoraja seu amigo na hora em que ele tanto precisa de sua ajuda? você ama seu amigo incondicionalmente?








Assuma, preserve, cuide, daquelas pessoas que você considera e tem como amigos.

Verdadeiros amigos nunca são governados por interesses próprios; eles querem ajudar, mesmo que pra isso, devam fazer sacrifícios pessoais. Um bom amigo, na crise, estará lá para ajudar.
È uma dádiva ter um amigo que ama incondicionalmente. Construir tais relacionamentos em nossas vida é de valor inestimável na recuperação para nós mesmos e para outros.


"Texto baseado no estudo da bíblia sagrada na nova tradução linguagem de hoje" 


A história de Davi e Jônatas é encontrada em 1Samuel 18-31. Ela é lembrada também por Davi em 2Samuel 1 e 9


" Jônatas foi encontrar-se com ele (Davi) ali lhe deu coragem para confiar na protecção de Deus."


1 Samuel 23:16 Bíblia sagrada (NTLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário